Ensino Híbrido com novo olhar

Posted onCategoriesArtigos

 

Olha que interessante: uma dos modelos utilizados no ensino híbrido é a rotação por estações onde o espaço é dividido em estações de trabalho, cada uma com um objetivo específico, mas todos ligados ao objetivo central da aula. Nesta perspectiva utilizei deste modelo para trabalhar com uma turma de T. I. a aprendizagem e estudo sobre o IPv6, protocolo de comunicação entre máquinas ligadas em rede (em especial Internet). A turma utilizou de livros, apostilas e pesquisa; também estava liberado, é claro, o uso do Smartphone.

No entanto, além do modelo de rotação por estações, agreguei uma metodologia de capacitação de grupo denominada Word Café. “Essa metodologia traz consigo a valorização do aprendizado através da interação e compartilhamento de experiências e opiniões entre indivíduos que trabalham e realizam uma troca em grupo. O processo apresenta uma alta capacidade de trabalhar com a diversidade e complexidade nesses grupos, fazendo emergir a inteligência coletiva” (Aventura de Construir).

Misturando os dois métodos, ficou assim:

  • A turma foi divida em 4 grupos, onde cada grupo tinha um conjunto de perguntas para nortear o estudo;
  • Um grupo utilizou de um computador para pesquisa na web;
  • Dois outros grupos com livros específicos sobre o tema;
  • E um quarto grupo com a utilização da apostila do curso;
  • Cada grupo escolheria quem ficaria na mesa para explicar a quem chegasse o que estavam discutindo e quem iria rotacionar;
  • Quem iria rotacionar também deveria explicar o que foi aprendido em sua estação para quem estava fixo nas mesas que chegavam;
  • No fim, como temos um grupo de WhatsApp, enviei um vídeo contextualizando a aula. (aqui vale uma nova postagem em breve sobre como montar um grupo com critério e conteúdo que funcione)

Há muitos meios de utilizar a sala de aula de maneira dinâmica e de fazer dos alunos protagonistas do aprendizado participando ativamente junto com o professor. Este foi apenas um método criado por mim, mesclando modelos. Com um pouquinho de força de vontade, planejamento e aplicando com propriedade a tecnologia o professor ou a professora pode desempenhar um papel inovador gerando aprendizagem e colhendo bons frutos.

Se você precisa de ajuda para trabalhar métodos de ensino e aprendizagem com o uso da tecnologia, acesse www.saladebit.com.br e entre em contato, tenho certeza que você vai se surpreender.

 

Quer unir tecnologia com educação de maneira eficaz? Conheça www.saladebit.com.br