Aprendizagem baseada em projetos

Presta a atenção: você já trabalhou aprendizagem baseada em projetos com seus alunos? Se sua resposta foi “não”, eu te digo uma coisa: você não sabe o que está perdendo! 

Todo final de de Curso Técnico (último módulo) eu desafio os meus alunos a desenvolverem um projeto do “zero” de acordo com um briefing que eu os apresento, dando as diretrizes para o problema que deve ser solucionado. A turma sua a camisa, queima neurônios, pesquisam, e em pouco mais de um mês apresentam uma solução espetacular. 

Chamo esta atividade de TCC – Trabalho de Conclusão do Curso – e faço disso já uma prévia do que eles vão vivenciar, dada as devidas proporções, na faculdade, porém de maneira dinâmica e mão na massa. Sempre me surpreendo com os resultados. 

Tente fazer você também, escolha um tema, apresente um problema a ser resolvido, mostre as diretrizes que você quer que eles sigam e solte as feras, tenho certeza absoluta que você professor e/ou professora vai ficar deslumbrado com tudo que a meninada vai apresentar.