Design Thinking em sala de aula

Posted onCategoriesArtigos

Com a utilização do design thinking levei meus alunos do curso Técnico em Informática a experimentar uma nova forma de idealizar e pensar um projeto de infraestrutura de redes para ambientes corporativos.

Olha que ideia top: segundo o Wikipédia, “design thinking é o conjunto de métodos e processos para abordar problemas, relacionados a futuras aquisições de informações, análise de conhecimento e propostas de soluções”. Sendo assim propus aos meus alunos a utilização deste método para elaborar um conceito de criação de infraestrutura de redes para 4 (quatro) ambientes na escola onde leciono Redes de Computadores: sala de aula, auditório, pátio e oficina, levando em consideração conforto, formato e ligação entre os ambientes. O assunto está relacionado a Análise e Desenvolvimento de Projeto de Redes.

Expliquei para a turma o que é design thinking, como funciona e como iríamos utilizar durante o processo.

O trabalho consistiu em criar grupos com os alunos, usar smartphones para fotograr os ambintes pré-definidos na Escola e assim poderem ser analisados com calma em sala de aula, um drive compartilhado na Web para envio das fotos e relatórios finais, post-it para idealizar o processo de criação no quadro e uma boa troca de informações e ideias para “costurar” o projeto e entender um pouco da proposta de cada grupo.

Aula interativa, movimentada e cheia de boas ideias.
E que ideias sensacionais que sairam da cabecinha pensante destes Técnicos em Informática meus amigos!!!

Experimente em sua aula também, dá para fazer em qualquer matéria.

Quer unir tecnologia com educação de maneira eficaz? Conheça www.saladebit.com.br