Grupo de alunos no WhatsApp e os Professores

O Whatsapp é uma ferramenta de comunicação que tem crescido a cada dia na sociedade. Estamos inseridos em vários grupos, da família, do trabalho, dos amigos antigos, da escola dos filhos. E como se não bastasse ainda somos “convidados” (às vezes a força) a participar do grupo dos nosso alunos. Neste caso é um caos. Grupo de alunos não funcionam como deviam, são cheios de mensagens de “bom dia”, memes, “gracinhas”, às vezes bullying; ou seja, igual a qualquer um dos outros grupos citados acima. Por isso o professor, a professora, jamais deve participar de grupo de alunos. Assustado com essa afirmação? 

Mas é isso mesmo, jamais participar de um grupo de alunos. Normalmente quando você participa do grupo, você não pode ter o controle do que acontece lá e em muitos dos casos, você acaba sendo cobrado pelas atitudes dos seus alunos e alunas. E Então como agir e resolver?

Uma dica interessante é você criar o seu grupo e adicionar os seus alunos. O grupo deve levar o seu nome e da sua matéria. Você é o administrador e dono do grupo, então é você quem dita as regras de comportamento. Pode parecer complicado, mas não é. E para nortear os trabalhos vou citar abaixo, o enunciado e as regras básicas para garantir a tranquilidade em seu grupo com seus alunos:

Grupo para discutir apenas e restritamente assuntos referentes a (matéria e nome do professor) –
Muitas atividades colocadas neste grupo serão avaliadas, por este motivo seguem as regras básicas:

  1. Não se discute politica ou religião ou futebol ou qualquer assunto que não seja referente as aulas;
  2. Não enviar correntes, noticias duvidosas ou informações que não sejam relevantes para a matéria;
  3. Não enviar imagens ou mensagens de bom dia, autoajuda ou qualquer outro tipo de situação que possa interferir no andamento das mensagens importantes;
  4. Qualquer item que violar os artigos acima será apagado e o responsável notificado;
  5. Respeitar horários para não incomodar os participantes em momentos de descanso nos fins de semana, ou após as 22:00 horas;
  6. Ao final do curso este grupo será deletado.

E digo para vocês: É UMA TRANQUILIDADE! Utilizo destes recursos com minhas turmas e funciona muito bem. Não há problemas e aquelas atividades chatas que fazem dos grupos um verdadeiro incomodo, não acontecem.

Pratique essa ideia!

 

Quer unir tecnologia com educação de maneira eficaz? Conheça www.saladebit.com.br

Share

Rodrigo Vilaça

Professor de Tecnologia e Especialista em Educação Comunicação e Tecnologias em Interfaces Digitais.

You may also like...