Três dicas para engajar alunos

Neste vídeo eu conto para você três super dicas para engajar seus alunos adolescentes em sala de aula. 

Você vai se surpreender, curtir e aplicando se tornará o "cara" em sua Escola.

Olá pessoal. Quero neste vídeo compartilhar com vocês três dicas importantes para quem lida com adolescentes em sala de aula. Com essas dicas tenho certeza que você vai ter um rendimento melhor em suas aulas e um engajamento maior dos seus alunos.

Primeiro é necessário saber que todos nós temos papéis sociais e vivemos em nosso dia a dia esses papéis de acordo com o local e as pessoas que estamos juntos. Estes papéis sociais são: papel de pai, mãe, papel de professor, papel profissional, papel de amigo, de filho e tanto outros; desta forma exercemos estes papéis sociais conforme vamos vivendo. Eu não posso ser o professor, quando o momento me exige que eu seja pai, não posso ser filho, quando o momento me exige ser professor. Porém, este entendimento dos papéis sociais é mais fácil para nós que somos adultos e olha que temos muitos adultos que também não sabem se comportar conforme o momento e o papel ali exigido.

Nossos jovens também vivem estes papéis sociais, porém para eles é mais difícil de assimilá-los e de entendê-los. Sendo assim, o adolescente quando está em grupo tenta de todas as maneiras se sentir pertencido e isso faz com ele deixe os papéis sociais suprimidos para “pertencer” ao grupo, a sala, aos amigos. Então ao invés dele ser o aluno naquele momento, é melhor ser o zoador, o estranho, o bagunceiro, o choroso, o introvertido, o popular.

E muitas vezes isso estressa o professor. Agora vou te dar três dicas que vão te ajudar a resolver, a minimizar os problemas de engajamento em sala de aula.

A primeira delas é que a sala de aula enquanto espaço físico deve ser movimentada, ou seja, mudada. Que tal trabalhar com círculos, pequenos grupos. Arrastes as carteiras, deixe a turma sentar no chão, quem quiser sentar, crie uma estratégia desta forma e você vai ver que o ambiente que a princípio, visto de fora, pode parecer um caos, na verdade vai gerar uma maior participação da turma.

A segunda é usar de artifícios tecnológicos para garantir o engajamento da meninada. Você pode por exemplo, pegar um assunto que você vai lecionar e dividir em pelo menos quatro partes de forma que elas juntas se completam. Divida a turma grupos, entregue uma parte para cada grupo e peça para que eles, utilizando o celular, grave um vídeo explicando o assunto, um vídeo rápido, de 2 minutos. Eles irão estudar o assunto, gravar um vídeo explicando e por fim, subir esse vídeo para um grupo de whatsapp compartilhado por todos. O final da história é todo mundo assistindo ao vídeo dos outros. É muito legal a reação da turma.

A terceira dica é usar a escola como espaço de aprendizagem, não apenas a sala de aula pode ser o lugar do aprendizado. Programa uma aula na quadra da sua escola, no pátio, em outros ambientes. Andar pela escola com alunos proporciona um engajamento e um sentimento de pertença muito bacana na garotada. Tenho certeza que eles irão curtir demais.

É isso. Essas três dicas eu já usei e funcionaram muito bem, Vai lá no meu Instagram (@eusouprofessorcom), rola o feed que você vai encontrar fotos relacionadas e muito mais. Se essas dicas fizeram sentido pra você, se você achou legal então curte aqui e compartilha com seus amigos, colegas, todo mundo. Vamos fazer uma revolução educacional criando estratégias de ensino que realmente engajam nossos alunos.

Um abraço pra você e vem ser um professor, uma professora ponto com, com a gente.

EUSOUPROFESSOR.COM, vem também.