Nuvem de tags

Posted onCategoriesArtigos

Presta atenção: Alguns dias atrás eu fiz uma experiência muito interessante em sala de aula, selecionei um tema específico sobre a matéria que leciono e junto com os meus alunos, criamos uma nuvem de tags, no quadro. Isso mesmo que você leu, nuvem de tags no quadro.

Uma nuvem de tags é também conhecida como nuvem de palavras ou de etiquetas. Muito utilizada na web, pode-se dizer que uma nuvem de etiquetas em geral reúne um conjunto de etiquetas utilizadas em um determinado website disposto em ordem alfabética, e a quantidade de conteúdos que o site apresenta em cada etiqueta é mostrado proporcionalmente pelo tamanho da fonte. Dessa forma, em uma mesma interface é possível localizar uma determinada etiqueta tanto pela ordem alfabética como pela frequência da incidência de conteúdos marcados com a mesma etiqueta no referido site. As etiquetas disponibilizadas na nuvem são links que levam a coleções de itens relacionados às palavras da etiqueta.

Em sala de aula, utilizando o quadro, o recurso se transformou em um processo muito mais interessante. Após a confecção pelos alunos, escrevendo no quadro palavras aleatórias sobre o assunto estudado, “pincelamos” algumas palavras, como uma tag, um link para uma ideia, e fomos juntos encontrando explicação para ela e o porque ela (a palavra) estava inserida ali. 

Foi uma forma super interessante e dinâmica de estudar. Como em uma mapa mental, colocamos todas as situações possíveis que poderiam ser estudadas através desta nuvem de palavras.

Experimente, é bem legal.

Como fazer? Assim:

  1. Escolha um tema dentro da matéria estudada;
  2. Peça para que os alunos escrevam. cada um, uma ou duas palavras no quadro sobre aquele assunto;
  3. Use pinceis de cores diferentes (se possível) para criar um efeito interessante;
  4. Depois que o quadro estiver cheio de palavras, comece a escolher algumas para que possam ser explicadas pelos alunos porque elas estão lá e qual a referência com a matéria;
  5. Peça também para que os alunos digam qual a primeira palavra que ele enxerga ao olhar para o quadro e falar o porque explicando um pouco sobre ela;
  6. “Costure” as ideias explicando o que é importante e/ou ficou de fora.

Quer unir tecnologia com educação de maneira eficaz? Conheça www.saladebit.com.br